O BioParque tem uma área aproximada de 150 ha e inúmeras espécies de árvores nativas.

BioParque Brasil pioneiro, inovador e 100% sustentável

Iniciativa pioneira na América Latina, transforma cemitérios em bosques, associando  a preocupação ecológica 

 

Criado a partir da união das empresas Primaveras, de São Paulo; Grupo Parque, de Alagoas, e a Prevenir, de Minas Gerais, o BioParque Brasil é um empreendimento do segmento funerário que incorpora as cinzas resultantes da cremação ao ciclo de vida de árvores. O resultado, além de oferecer a chance para milhares de famílias lidarem de uma forma diferente como o luto, permite que contribuam para a construção de um parque que, no lugar de túmulos, estará repleto de árvores que colaboram para a preservação ambiental e a sustentabilidade da flora e da fauna local.

As famílias podem escolher entre várias espécies típicas regionais, em cerimônias especiais. As sementes ficam em BioUrnas que são ecológicas e patenteadas pelo BioParque. Elas são monitoradas de 12 a 24 meses por uma equipe de especialistas no Incube Center, uma espécie de viveiro ultra tecnológico. Após esse período, uma nova cerimônia é agendada para o plantio definitivo da árvore no solo do parque.

 

Local de Germinação
Local de Germinação no BioParque – Foto: ParqueBrasil

QRcode

Todas as árvores são identificadas por um QRcode e o seu crescimento pode ser acompanhado por uma plataforma exclusiva desenvolvida pelo BioParque. Ela possibilita, ainda, a inserção de imagens, textos e áudios, para que cada família (re)construa, de forma personalizada, a história de seu homenageado.

Para quem desejar adquirir mais de uma árvore, o BioParque oferece possibilidades diferenciadas, como a criação de jardins e bosques. Iniciativa que também conta com profissionais especializados e mantém parceria com a Universidade de Federal de Viçosa, reconhecida internacionalmente como uma das melhores instituições do mundo na área de agronomia.

 

Iniciativas socioambientais

De olho no crescimento do turismo sustentável em Nova Lima/MG, o BioParque Brasil aposta em novos espaços de lazer e educação ambiental. Hoje, Nova Lima conta com uma das maiores faixas verdes da região metropolitana de Belo Horizonte e abrange parques e espaços verdes que oferecem oportunidades de crescimento e investimento na região. Neste cenário, o parque contará com exposições e iniciativas socioambientais visando o resgate das memórias de Minas e a preservação da biodiversidade.

“O BioParque tem uma área aproximada de 150 ha e inúmeras espécies de árvores nativas. Por ser um empreendimento 100% sustentável, todos os processos de operação e funcionamento do parque são certificados e serão apresentados na galeria da sustentabilidade. Vale destacar que as galerias do BioParque, apresentarão temas tais como os caminhos da Estrada Real, os encantos dos biomas regionais, a história do Rio das Velhas e das Minas de Ouro da região” destaca o CEO da BiosBrasil SA.

 

Futuro

A primeira unidade do BioParque Brasil está localizada em Nova Lima/MG, na rodovia MG-150, já em fase de conclusão da primeira etapa. Ele contará, inicialmente, com um showroom, recepção e áreas de visitas. “As primeiras espécies de árvores serão plantadas até o final de 2021 e primeiro semestre de 2022. Ao todo, pretendemos plantar mais de 30 mil árvores nativas em um espaço de 150 hectares” reforça Hugo Tanure, CEO da BiosBrasil SA.

O empreendimento já tem previsão de inauguração para outros estados. “Nossa meta é, até final de 2021, levar o BioParque para São Paulo. Posteriormente, iremos para Brasília, Salvador e Rio de Janeiro para desenvolver os parques” complementa Tanure.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *